Quantcast
Channel: Perez Hilton Brasil
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4988

Na trilha dos falsificadores nazistas

$
0
0

Com a recente desclassificação de centenas de processos da CIA, alguns contos estranhos da história ter vindo à luz.

Na trilha dos falsificadores nazistas

Na quinta-feira, a CIA desclassificados centenas de arquivos de sua revista in-house, Estudos em Inteligência, depois de uma bem-sucedida da Freedom Information Act pedido de um ex-empregado, resultando em uma mina de ouro de contos fascinantes, intrigantes e francamente estranho da história da CIA desde os anos 1970 até a década de 2000. Entre as centenas de arquivos, disponíveis aqui, encontramos esta intrigante conto de nazista planos para desestabilizar as economias americanas e britânicas nos últimos dias do Terceiro Reich.

Em novembro de 2000, transmissão de televisão CBS para o mundo seus esforços para localizar tesouros escondidos nazistas nas águas profundas de como Toplitz nas montanhas Totes Gebirge de oeste da Áustria. Durante o verão anterior, Oceaneering Technologies, a mesma empresa de salvamento submarino que descobriu o Titanic-tinha mapeado o lago e usou um sofisticado one-man submarino para vasculhar seu congelamento, fundo escuro. Somente no final da pesquisa foi Oceaneering detectar os restos de caixas de madeira, que acabou por conter libras esterlinas falsificadas e dólares norte-americanos. As contas estavam em excelente estado de conservação. O lago, que não tem oxigênio abaixo de 65 pés- "preserva tudo" que cai nele, de acordo com um morador local. Embora tesouros mais valiosos não surgiu do Lago Toplitz durante a expedição em 2000, a descoberta da moeda forjada despertou interesse em uma das aventuras de inteligência mais bizarros do clímax final da Segunda Guerra Mundial.

Operação Bernhard

Em 1939, o Reich alemão tinha começado a formular um plano para minar as economias do Império Britânico e os Estados Unidos através de desestabilização da moeda. Conhecida como Operação Bernhard, o enredo foi lançado por oficiais da SS Alfred Naujocks e Bernhard Kruger da Reichsicherheitshauptamt (Escritório Central de Segurança alemã, ou rHSA), que decidiram produzir moeda falsa, além de documentos falsos, como parte de uma ampla inteligência de guerra campanha. O esquema de falsificação alemã está entre as atividades clandestinas mais interessantes da guerra e envolveu as mais altas autoridades do Terceiro Reich. "Se esta operação de falsificação [foram] totalmente organizada em 1939 e início de 1940," Holocausto erudito rabino Marvin Hier comentou, "os resultados da Segunda Guerra Mundial pode ter sido bem diferente."

Como se viu, levou os alemães até 1942 para colocar Operação Bernhard em alta velocidade. No campo de concentração de Sachsenhausen, perto de Berlim, SS Sturmbannführer Bernhard Kruger, supervisionou o trabalho de 140 prisioneiros judeus treinados como falsificadores. Isolado da área principal prisão por cercas de arame farpado, dois quartéis foram reservados para detentos que trabalham como impressoras, pastas, fotógrafos e gravadores. Os nazistas colocado um prisioneiro como o chefe de cada seção sob a carga total de Oskar Stein, um gerente de escritório e escriturário. Além de poupar suas vidas, Kruger ofereceu os prisioneiros melhor comida e outros privilégios por seu trabalho duro.

Os alemães enfrentaram inúmeras dificuldades técnicas em falsificação de dinheiro britânico e americano. Em meados de 1943, a SS tinha um contrato com a fábrica de papel Hahnemuhle em Braunschweig, no norte da Alemanha para fazer o pano especiais necessários para replicar o dinheiro britânico. Os alemães usaram tinta produzido por duas empresas, em Berlim. Escassez de tempo de guerra, juntamente com imperfeições, limitando a produção de moeda britânica.Os alemães supostamente impressos alguns £ 134.000.000 libras esterlinas em menos de dois anos, mas Stein estima que apenas 10 por cento do que poderia ser considerado utilizável. Os esforços para reproduzir moeda americana se mostrou menos bem sucedido, apesar do trabalho de Solly Smolianoff, um falsário experiente criminoso quem Kruger adicionou à sua coleção de trabalhadores qualificados em Sachsenhausern.

Além de moeda britânica e norte-americanos, o SS construiu uma grande variedade de civis forjado e de identidade militar cartões, passaportes, casamento e certidões de nascimento, selos e outros documentos oficiais. Reichsfuhrer Heinrith Himmler supostamente planejava usar esses documentos falsos e dinheiro para criar o caos entre os Aliados, bem como para subscrever agentes nazistas em todo o mundo. Himmler, por exemplo, queria deixar cair as libras britânicas incompletas sobre a Grã-Bretanha de avião. Estas notas eram boas o suficiente para enganar ninguém, mas um especialista ", observou um relatório do pós-guerra. "Portanto, se uma grande quantidade foi despejada eo governo Inglês declarou-os falsificados, muitos diriam que o governo estava apenas tentando evitar redimi-las."

O rápido avanço do exército soviético no início de 1945 exigiu a evacuação dos falsificadores judeus de Sachsenhausen e sua transferência para campo de concentração de Mauthausen, na Áustria. Em meados de abril, os alemães novamente transferido os presos e máquinas para uma cervejaria não utilizados em Redl-Zipf onde esperavam para começar a produção em uma fábrica subterrânea nas montanhas. Os nazistas tinham pouco tempo para retomar a falsificação antes que a guerra chegou ao fim. Na última semana de abril, os alemães haviam encomendado os presos para destruir o máximo de máquinas e do dinheiro, e como muitos dos registros quanto possível. Em um dos últimos atos desesperados da Segunda Guerra Mundial, o SS despejado caixas cheias de dinheiro falso nas proximidades do Lago Toplitz. Eles, então, mudou-se para os internos Ebensee campo de concentração. Libertação do campo em 06 de maio do Exército dos Estados Unidos impediu os alemães de matar os presos. Uma vez libertados, os trabalhadores da Operação Bernhard rapidamente foram dispersos.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 4988

Trending Articles