O Facebook liberou hoje uma função muito legal nos perfis que estão em inglês: a personalização de gênero. Ou seja, não é mais obrigatório preencher “masculino” ou “feminino”: você pode escolher um terceiro, caso seja ele seu gênero.
A iniciativa é do programa de diversidade do FB, que afirma ter trabalhado nela junto com uma série de grupos LGBT para definir os novos gêneros listados de acordo com os termos mais comuns.
A lista é extensa e contempla uma série de variações: alguns exemplos são “androgyne”, “androgynous”, “trans”, “trans male”, “trans female”, “trans person”, “trans woman”, “trans man”, “male to female”, “MTF”, “female to male”, “FTM”, “cis”, “cisgender”, “cisgender female”, “cisgender male” e por aí vai. Ou seja, dificilmente o seu gênero, seja lá qual ele for, ficará faltando.
Lembrando: essa função só está disponível nos perfis que estejam em inglês, por isso os exemplos estão nesse idioma.
Também dá para escolher o pronome ao qual a rede social irá se referir a você nos perfis dos seus amigos: feminino, masculino ou neutro. É possível, ainda, escolher com quem você quer compartilhá-lo, como é feito normalmente nas publicações do site, garantindo a privacidade dos usuários.
Nos comentários da publicação que anuncia a novidade, percebe-se que ela foi bem-vinda, mas ainda há coisas a fazer: é citado, por exemplo, que a mesma mudança deveria ser possível nos campos “interessado em” e para definir o gênero de parentes – um usuário lamenta que, após a escolha de um filho por um pronome neutro, ainda é obrigatório utilizar “filho” ou “filha” no formulário.
Talvez seja só uma questão de tempo até que esses outros pontos sejam corrigidos. Em todo caso, ponto para o Facebook por ser a favor da igualdade entre os gêneros, seja eles quais forem.