Quantcast
Channel: Perez Hilton Brasil
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4988

Al-Qaeda na Península Arábica - AQAP

$
0
0

Al-Qaeda na Península Arábica (AQAP) é um grupo extremista sunita com base no Iêmen que tem orquestrado numerosos alto perfil ataques terroristas. 

AQAP

Um dos mais notáveis ​​dessas operações ocorreu quando AQAP despachado nigeriano nascido Umar Farouk Abdulmutallab, que tentou detonar um dispositivo explosivo a bordo de um voo da Northwest Airlines em 25 de Dezembro 2009-o primeiro ataque dentro dos Estados Unidos por uma al-Qaeda afiliado desde 11 de setembro de 2001. Isso foi seguido por uma tentativa de ataque em que os pacotes carregado de explosivos foram enviados para os Estados Unidos em 27 de outubro de 2010. O ano de 2010 também viu o lançamento da revista Inspire, em língua Inglês AQAP-branded, seguido pelo estabelecimento de língua árabe al-Madad Agência de Notícias da AQAP em 2011. 

Dupla 

cidadão norte-americano-iemenita Anwar al-Aulaqi, que teve um seguimento mundial como um ideólogo radical e propagandista, era o membro mais proeminente da AQAP; ele foi morto em uma explosão em setembro de 2011. Em agosto de 2013, o Departamento de Estado dos Estados Unidos fecharam temporariamente várias embaixadas em resposta a uma ameaça associada a AQAP.

AQAP surgiu em janeiro de 2009, após o anúncio de que os terroristas iemenitas e sauditas foram unificar sob uma bandeira comum, sinalizando a intenção do grupo para servir como um hub para o terrorismo regional no Iêmen e Arábia Saudita. A liderança dessa nova organização era composta por amir do grupo, Nasir al-Wahishi; já falecido deputado Amir Sa'id al-Shahri; e comandante militar Qasim al-Rimi, todos os líderes extremistas veteranos. O grupo tem como alvo local, dos EUA, e os interesses ocidentais na Península Arábica, mas agora está buscando uma estratégia global. Elementos AQAP recentemente retirou de seus redutos do sul do Iêmen, em Junho de 2012, quando as forças militares iemenitas sob novo presidente Abdu Rabbo Mansour Hadi, com o apoio do comando local de tribo-recuperaram de cidades em Abyan e Shabwah que serviram de fortalezas AQAP desde 2011.

O antecessor de AQAP, a Al-Qaeda no Iêmen (AQY), passou a existir após a fuga de 23 membros da Al-Qaeda de prisão na capital do Iêmen, Sanaa, em fevereiro de 2006. Vários fugitivos ajudou a restabelecer o grupo e mais tarde identificado companheiro fugitivo al-Wahishi como novo emir do grupo.

Agentes AQY realizado ataques suicidas quase simultâneas em setembro de 2006 contra instalações petrolíferas no Iêmen, o primeiro ataque em grande escala pelo grupo. AQY mais tarde assumiu a responsabilidade pelo ataque e, em sua primeira declaração Internet em Novembro de 2006, prometeu realizar novas operações. Ayman al-Zawahiri, na época da al-Qaeda segundo-em-comando, em um comunicado em Dezembro de 2006 felicitou AQY e incentivou ataques adicionais.

AQY no início de 2008 aumentou o seu ritmo operacional, a realização de ataques com armas de pequenas em turistas estrangeiros e de uma série de ataques com morteiros contra os EUA e embaixadas italianas em Sanaa, o complexo presidencial, e os complexos militares iemenitas. Em setembro de 2008 o grupo realizou seu maior ataque até à data, tendo como alvo a embaixada americana em Sanaa usando duas bombas de veículos que detonaram fora do complexo, matando 19 pessoas, incluindo seis terroristas.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 4988

Trending Articles