Clérigo radical recebeu duas penas de prisão perpétua consecutivas sem possibilidade de libertação, depois da condenação por acusações relacionadas ao sequestro de 16 turistas no Iêmen.
![]() |
Hamza foi condenado maio 2014 por 11 acusações relacionadas a terrorismo, incluindo seu envolvimento no sequestro de 1998, 16 turistas no Iêmen, fornecendo apoio material a terroristas, e tentar criar um campo de treinamento terrorista em Bly, Oregon, em 1999.
O ex-imã da mesquita de Finsbury Park, em Londres, de origem egípcia Hamza foi extraditado do Reino Unido para os EUA em 2012.
A família do clérigo fez um apelo de última hora para o juiz de clemência. "Ele era um homem muito gentil e prestativa", sua esposa Najat Mostafa escreveu em uma carta datada de 24 de dezembro de 2014. "Ele inspirou muitas pessoas na comunidade." O filho de Hamza Othman Mostafa, em uma carta separada, o chamou de "um maravilhoso e pai amoroso para seus filhos".
No tribunal distrital dos EUA em Manhattan, no entanto, o juiz Katherine Forrest teria dito que Hamza não demonstrou nenhum remorso, e que "em liberdade o mundo não estará seguro".
Forrest descreveu seu comportamento como "bárbaro, equivocada e errada" e disse que "é importante para mim que você não expressaram solidariedade para com as vítimas dos seqüestros iemenitas". Ela teria descrito Hamza como "mal".
Em arquivamentos anteriores ao tribunal, os advogados de Hamza afirmou que suas deficiências - diabetes, psoríase severa, pressão arterial alta, uma condição unha fungos e "hiperidrose", uma condição que tem ele suar profusamente, bem como complicações de seus braços amputados - significava seria errado para enviar Hamza para a prisão de alta segurança "supermax" em Colorado.
Os advogados de Hamza disse ao tribunal que o clérigo tinha tido problemas com comida, bebida e higiene. Em uma instituição correcional ele foi equipado com uma colher e um garfo combinado protético "Garfo", projetado para ajudá-lo a comer, mas seus advogados alegaram que Hamza estava tendo dificuldade em usá-lo.
Em uma petição ao juiz, os advogados que representam Hamza alegou que uma frase sem acomodações suficientes para suas deficiências físicas seria "bárbaro", e poderia até contar como punição cruel e incomum em violação da oitava alteração.
Mas a petição para que ele fosse cumprir a sua pena em um centro médico, em vez de uma prisão de segurança máxima foi negado pelo juiz na sexta-feira.
ADX Florence, que é conhecido como "o Alcatraz das Rochosas", é projetado para abrigar presos que são muito perigosas para outras instalações, ou riscos para a segurança nacional. É onde Timothy McVeigh, o bombista de Oklahoma City, foi alojado antes que ele ter sido condenado à morte em 1997, e seu co-conspirador Terry Nichols está servindo atualmente 161 penas de prisão perpétua consecutivas lá.