É um fenômeno bem conhecido que um gato caindo de cabeça para baixo tem a capacidade de transformar seu corpo em pleno ar para que ele cair em seus pés.
![]() |
Embora um número de cientistas, incluindo James Clerk Maxwell, tinha olhado em detalhe o problema "cair gato", ninguém tinha tentado analisar o movimento matematicamente até 1969, quando TR Kane e MP Scher de Stanford, na Califórnia publicou um artigo no Internacional Journal of Solids and Structure s intitulado "A explicação dinâmica do Fenômeno gato caindo." Este estudo foi parcialmente financiado por uma bolsa de investigação NASA.
"Há uma tradição no Trinity College que eu costumava jogar gatos para fora das janelas. Eu explico que o método correto era deixar que a queda de gato em uma cama de cerca de dois centímetros"
JAMES CLERK MAXWELL
JAMES CLERK MAXWELL
Kane e Scher criou um gato modelo usando um par de cilindros que aderiram flexionados e dobrados juntos, e inventou equações diferenciais que descrevem este estudo. Interesse da NASA estava no fato de que eles poderiam usar esta pesquisa para desenvolver manobras que poderiam ajudar os astronautas orientar seus corpos nas condições de imponderabilidade do espaço. Kane trabalhou com a NASA e suas equações usadas para desenvolver movimentos que foram testados por um ginasta em um trampolim, uma vez que estas imagens mostram.
![]() |