Muitos cozinheiros domésticos pensam que patês, rilletes, e terrines são receitas assustadoras melhor deixar para os chefs profissionais.
Eles são tão simples de fazer na cozinha de casa, e os resultados são tão espetaculares que você nunca mais vai olhar para outro patê comprado em loja novamente.
Nós estaremos fazendo um clássico rillette, além de um belo vegetal terrine que vai ser um ótimo acompanhamento para qualquer refeição.
Também vamos fazer uma deliciosa terrine de foie gras. (E, não, de forma sustentável ... Se você está se perguntando sobre o significado disso tudo, eu vou convidar uma discussão em sala de aula.)
É mais saborosa depois de alguns dias, quando seu sabor fica mais concentrado.
1,5 quilo de carne de porco cortada em cubos grandes (misture paleta, lombo, barriga,...)
200 g de toucinho
1 bouquet garni (tomilho, salsinha, louro)
4 dentes de alho
Pimenta-do-reino em grãos moída na hora
Sal
1 copo de vinho branco seco
Água
Preparo
Em uma panela grande de fundo grosso, coloque o toucinho em pedaços para dourar. Em seguida acrescente os pedaços de carne e deixe dourar levemente.
Adicione o bouquet garni, os dentes de alho inteiros, a pimenta, pouco sal e o vinho. Quando levantar fervura, cubra com água. Mantenha em fogo baixo, sem deixar a água secar por pelo menos quatro horas. Quando a carne estiver desmanchando, ajuste o sal e retire do fogo. Escorra a carne e desfie com ajuda de dois garfos. Deixe o líquido do cozimento esfriar e retire a gordura que se separou. Aqueça esta gordura e misture à carne desfiada. Coloque numa terrine e mantenha refrigerado. Sirva em temperatura ambiente.