Suécia confira que um pequeno submarino entrou ilegalmente em suas águas no mês passado, embora ainda não está claro qual o país estava por trás da invasão.
![]() |
As Forças Armadas da Suécia divulgou imagens na sexta-feira, que dizem mostra evidências do submarino movendo-se em águas suecas.
"Uma foto tirada por um membro do público mostra um objeto que se move a uma velocidade de cerca de 1 nó", segundo um comunicado das Forças Armadas suecas. "O quadro também mostra o tipo de spray que surge quando a água é empurrada para fora de vigias na parte superior de um submarino."
Abaixo está um mapa da área de busca, lançado pelas forças armadas:
![]() |
"É impossível ... confirmar qualquer nacionalidade. Mas podemos confirmar o fato de que ele foi lá", disse o Comandante Supremo Sverker Goranson em uma conferência de imprensa conjunta com Löfven eo ministro da Defesa Peter Hultqvist.
Goranson acrescentou que o militar obteve provas da intrusão com seus próprios sensores, mas não quis dar detalhes.
Löfven observou que costa da Suécia é tão longa como a Costa Leste dos EUA, tornando-se difícil de controlar, mas prometeu reforçar a capacidade do país para encontrar e identificar intrusos.
"Deixe-me dizer isto, alto e claro, para aqueles que são responsáveis: É completamente inaceitável", disse Löfven.
Suécia construiu uma força anti-submarino depois de um submarino soviético com armas nucleares encalhou suas costas do sul em 1981, mas começou a desmantelar a força como parte de cortes profundos nos gastos de defesa após a Guerra Fria acabou. Helicópteros anti-submarino foram eliminadas em 2008, e as substituições não são esperadas até 2018.
Tem algo a acrescentar a esta invasão nas águas da Suécia? Compartilhe nos comentários.