Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4988

Autoridades do Iraque disseram que o líder al-Baghdadi está ferido

Autoridades iraquianas disseram no domingo que um ataque aéreo americano tinha ferido o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi. 

Image may be NSFW.
Clik here to view.
Autoridades do Iraque disseram que o líder al-Baghdadi está ferido

Autoridades do Pentágono disseram que não tinha informações imediatas sobre os atingidos no ataque ou se al-Baghdadi tinha realmente ferido.

O Ministérios do Interior emitiu declarações dizendo al-Baghdadi tinha sido ferido, sem dar mais detalhes.

Um oficial de inteligência do Ministério do Interior disse à Associated Press que a al-Baghdadi foi atingido durante uma reunião sábado com militantes na cidade de Qaim, na província de Anbar, no oeste do Iraque. Um oficial militar iraquiano também disse que aprendeu nas reuniões operacionais que al-Baghdadi tinha sido feridos.

Ambas as autoridades disseram que a operação foi realizada por forças de segurança iraquianas.

Ambos falaram em condição de anonimato para não discutir material confidencial. A televisão estatal depois também informou que al-Baghdadi tinha sido ferido.

Desde que assumiu as rédeas do grupo, em 2010, al-Baghdadi se transformou de uma filial local da al-Qaeda em uma força militar transnacional independente, posicionando-se como talvez a figura preeminente na comunidade jihadista global.

O recluso líder é dito ter feito apenas uma aparição pública, entregando um sermão em uma mesquita na segunda maior cidade iraquiana de Mosul, como visto em um vídeo publicado on-line em junho. Aparência suposta de Al-Baghdadi em Mosul veio cinco dias depois de seu grupo declarado o estabelecimento de um Estado islâmico, ou califado, nos territórios que ocupam no Iraque e na Síria.

O grupo proclamou al-Baghdadi seu líder, e exigiu que todos os muçulmanos jurar lealdade a ele.

A coalizão liderada pelos EUA vem lançando ataques aéreos contra militantes e instalações no Iraque e na Síria ISIS por meses, como parte de um esforço para dar forças iraquianas o tempo e espaço para montar uma ofensiva mais eficaz. ISIS ganhou terreno no Iraque setentrional e ocidental em um avanço relâmpago em junho e julho, fazendo com que vários de divisões do exército e da polícia do Iraque a cair em desordem.

Na sexta-feira, o presidente dos EUA, Barack Obama autorizou o envio de até 1.500 mais tropas americanas para reforçar as forças iraquianas, incluindo a província de Anbar, onde os combates com os militantes ISIS tem sido feroz. O plano poderia aumentar o número total de soldados americanos no Iraque para 3100. Atualmente, existem cerca de 1.400 soldados norte-americanos no Iraque, fora do 1600 previamente autorizado.
Image may be NSFW.
Clik here to view.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 4988

Trending Articles