Combatentes Peshmerga iraquianos entraram em uma cidade do norte fronteira com a Síria, atravessando da Turquia na quinta-feira, o primeiro dentre um grupo de 150 soldados curdos em seu caminho para o Kobani, disseram ativistas.
![]() |
Tropas Peshmerga entram em Kobani |
As imagens abaixo, da TV árabe Al Aan de Dubai , mostra os lutadores de condução em Kobani:
Ativista de Kobani Mustafa Bani disse que o 10 entrou Kobani primeiro e que o resto se seguirá gradualmente no final do dia, porque o ponto de passagem da fronteira tem sido alvo de lutadores do Estado islâmico. Bani falou com a Associated Press poucos minutos depois que as forças Peshmerga chegou.
O Observatório Sírio-Grã-Bretanha para os Direitos Humanos disse que os 10 lutadores Peshmerga entrou Kobani ao meio-dia, através da passagem de fronteira Turquia-Síria.
A missão das tropas Peshmerga é ajudar combatentes curdos, conhecido como Popular Proteção Units ou YPG, dentro Kobani tentam romper o cerco por militantes Estado islâmico que lançou o ataque a Kobani há seis semanas.
Na quarta-feira, um grupo de 50 rebeldes sírios entraram Kobani - também da Turquia - em um esforço para ajudar os combatentes curdos não contra os militantes de SI. Os rebeldes são do Exército Sírio Livre e foram feitos para ajudar os combatentes Peshmerga iraquianas há muito esperadas e defensores curdos da cidade.