Os US $ 400 milhões, esmeralda do Brasil no centro de uma batalha judicial em Los Angeles
![]() |
A Bahia Emerald foi descoberto em uma mina na floresta tropical brasileira, em 2001, e estava em processo de ser removido por uma equipe de mulas, quando foram colocadas sobre e mortos por panteras |
Uma vez colocada à venda no eBay por US $ 75 milhões (£ 47.000.000), o Bahia Esmeralda, uma das maiores jóias a ser descoberta.
Na semana passada, um juiz de Los Angeles rejeitou uma oferta de Mark Downie, uma jóia trader norte-americano, a ser nomeado o proprietário legal da jóia 180 mil quilates, que é na verdade uma série de esmeraldas, um do tamanho da coxa de um homem, definido em um pedaço de rocha.
Os demais partidos, no caso, incluindo um grupo liderado por Kit comerciante jóia rival Morrison, que estava na posse da Bahia Emerald, quando ela foi apreendido pelas autoridades dos EUA quando seu parceiro de negócios tentou vendê-la em Idaho..
Vários museus norte-americanos, incluindo o Smithsonian e o Getty, assim como o governo brasileiro também apresentaram pedidos para a jóia. Caso do Brasil é está a ser ouvido em janeiro.
Mineiros contratados pelos comerciantes brasileiros que possuíam a mina foram obrigados a carregar a pesada pedra para a superfície utilizando uma maca às pressas feito.
Com espetacular mau momento, ele foi enviado a Nova Orleans para que um potencial comprador poderia vê-lo pouco antes de o furacão Katrina devastou a cidade em 2005.
O Bahia passou duas semanas sob a água antes de ser recuperada e enviada para Los Angeles, onde ele teria sido roubado de um cofre trancado em 2008, como várias partes alegaram que tinha sido prometido a eles como garantia de empréstimos ou vendas de diamantes.
Em vários outros pontos da sua história complicada, a esmeralda foi de uma gangue de drogas colombiano em um hotel no deserto de Nevada, um incidente que se diz ter chegado perto de se transformar em um "banho de sangue", e foi prometido para o fraudador Bernie Madoff.
As autoridades finalmente colocaram as mãos na esmeralda em 2008, e manteve-se a sete chaves em um cofre pertencente ao departamento do xerife de Los Angeles desde então.