Obra reúne pratos que foram destaque nas três primeiras temporadas de seu programa no canal GNT, 'Tempero de Família' - alguns dos tempos da avó dele
![]() |
Tudo começou com outro livro, o de sua avó, que reunia os pratos preferidos da família. Ele foi apresentado logo na primeira temporada do programa, e acompanha Hilbert sempre. O apresentador herdou o original, que guarda com todo o cuidado. Quando precisa fazer uma consulta, vai nas cópias que fez dele. "São as comidas da minha vida, receitas que vejo minha mãe e meus tios fazendo desde pequeno", conta, lembrando que, muitas vezes, era preciso decifrar o que estava escrito. "Ela só escrevia 'Receita da Tia Jurema' e eu tinha que ler tudo para descobrir se era doce ou salgado, um empadão ou pudim."
Hilbert tenta sempre dar um toque pessoal mesmo aos pratos mais tradicionais, faz os ajustes que acha necessário, mas nunca abre mão do ingrediente principal: a simplicidade. Sem técnicas especiais e com ingredientes sempre fáceis de encontrar, ele é defensor da chamada comfort food, cheia de sabor e boas lembranças. "Galinha ensopada com polenta é a minha favorita. Adoro essas comidas de domingo, que reúnem a família toda. É isso que espero do meu livro: que ele aproxime as pessoas e que elas sintam um pouco do carinho que recebi na minha casa desde a infância", diz.
História - A paixão pela cozinha começou cedo, mas precisou ser amadurecida. Quando criança, em Santa Catarina, Hilbert tinha a missão de finalizar a comida feita pela mãe na noite anterior, para alimentar os irmãos depois da escola. "Eu reclamava, claro, porque queria ficar na rua, mas depois de tanto tempo vi como isso foi importante", recorda. Ainda no tempo de modelo, quando passou a morar sozinho em São Paulo, atacava cachorros-quentes e todo tipo de fast-food. Encheu-se e decidiu voltar às origens, à cozinha. "Eu precisava me virar." Não parou mais. Hoje, é lá que ele passa a maior parte do dia.
A mulher, Fernanda Lima, e os filhos gêmeos do casal agradecem. "Ele cozinha para mim desde que me conheceu (há mais de doze anos). E eu como tudo, não só porque é ele quem faz, mas porque fica muito gostoso", derreteu-se a apresentadora, que foi prestigiar o lançamento no Rio. Depois de atender a alguns fãs, ela pegou um exemplar do livro e foi para o último lugar da fila - que, a esta altura, já estava pequena. "Você não tem preferência?", quis saber alguém. "Não. Se furar fila, posso até sair no jornal", brincou. Rodrigo, que a esperava com a caneta em punho, gargalhou. Nesta quarta, o lançamento ocorre em São Paulo.