No final, foi uma ponte que deu os militantes.
![]() |
As fotos , que mostram cerca de 80 homens, vestidos dos pés à cabeça em roupa de combate em algum tipo de campo de treinamento, foram publicados pelos meios de comunicação social uma conta no Twitter filiados-terrorista em julho. Na sexta-feira, o jornalista cidadão, que escreveu em Bellingcat - um site colaborativo fundada pelo blogger Eliot Higgins no início deste ano - publicou um post que concluiu os recrutas IS estavam operando em um trecho de estrada ao longo do rio Tigre, em Mosul, Iraque.
![]() |
"Tudo o que você precisa fazer para encontrar a resposta a estas perguntas é voltar-se para a conta do twitter ISIS mídia mais próxima e clique no link a azul que Justpaste.it brilhante", o escritor diz, referindo-se ao site de escolha para os militantes que olha para compartilhar fotos de suas últimas façanhas.
![]() |
Havia uma ponte que atravessava o rio Tigre. Houve uma série de painéis sobre a beira de uma estrada. E havia uma torre inconfundível.
Por triangulação esses locais em um mapa, o jornalista determinado foi no trecho de estrada na imagem abaixo, onde os lutadores aprenderam a tradecraft assassina em algum momento no início deste verão.
![]() |
Militantes do grupo Estado Islâmico tinha apreendido uma represa perto de Mosul em 07 de agosto, dando-lhes acesso e controle de enormes reservas de energia e água e ameaçando negar esses recursos para grande parte do Iraque.
As forças iraquianas sofreram uma série de derrotas humilhantes nas mãos do Estado Islâmico como os extremistas tomaram grande parte do norte e oeste do Iraque e enviou as minorias religiosas fugindo.
Vitórias no campo de batalha dos militantes trouxe forças norte-americanas de volta para o conflito, pela primeira vez desde que retirou suas tropas em 2011 e refletiu a crescente preocupação internacional com o grupo extremista sunita. Washington lançou ataques de seus aviões de guerra e drones em 8 de agosto.
Desde então, o Comando Central dos EUA diz que realizou um total de 93 ataques aéreos em todo o Iraque. Desse total, 60 ataques aéreos foram realizados em apoio às forças iraquianas perto da Barragem de Mosul, CENTCOM, disse na sexta-feira.
A Associated Press contribuíram para este relatório.