O historiador Nicolau Sevcenko morreu na noite desta quarta-feira (13) em sua casa em São Paulo, aos 61 anos. A informação foi confirmada à reportagem por sua mulher, Cristina.
![]() |
Ela afirmou que ele morreu provavelmente devido a um infarto, mas que ainda será realizada uma autópsia para determinar a causa.
Ainda não foram definidos locais e horários para o velório e para o enterro.
Ainda não foram definidos locais e horários para o velório e para o enterro.
Sevcenko se formou em história pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), em 1975, e se dedicava ao estudo da cultura brasileira e do desenvolvimento de cidades como São Paulo e Rio.
Ele se tornou doutor em História Social pela FFLCH-USP também pela FFLCH-USP e pós-doutor pela University of London em História da Cultura, em 1990. Em 1992, obteve sua livre-docência pela USP, sob o título "Orfeu Extático na Metrópole".
Lecionou também na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Na USP, deu aulas entre 1985 até 2012, ano em que se aposentou.
Sevcenko nasceu em 1952 e era filho de imigrantes russos, vindos da região da Ucrânia para o Brasil, fugindo da perseguição bolchevique. Ele cresceu na capital paulista, no bairro de Vila Prudente, na zona leste, onde havia uma concentração de imigrantes eslavos.