(PHiltonBrasil) Aviões de guerra norte-americanos direcionados lutadores ISIS descascar postos de segurança curdas no sábado, as autoridades locais disseram, no que parece ser o segundo dia de ataques aéreos americanos contra os militantes sunitas extremistas no norte do Iraque.
![]() |
O Pentágono se recusou a comentar sobre as reclamações de funcionários da saúde iraquiano e de defesa civil em Mosul, que os ataques aéreos mataram pelo menos 16 dos lutadores.
Notícias dos ataques aéreos ocorreram como o presidente Barack Obama disse que os ataques aéreos no norte do Iraque foram destruídos com sucesso armas e equipamentos ISIS.
Em declarações televisionadas da Casa Branca South Lawn, Obama disse que, em última análise, caberá ao Iraque para se unir e parar o grupo militante islâmico - e que será uma luta de longo prazo.
Obama se recusou a dar um calendário para ataques aéreos dos EUA e gotas de ar humanitárias no Iraque, acrescentando que as forças de segurança iraquianas precisam de tempo para reformular e políticos iraquianos precisam de espaço para formar um governo mais inclusivo, que poderia apoiar talhar para os militantes islâmicos sunitas que tomaram porções do país. O grupo também aproveitou partes da Síria.
"Eu não acho que nós vamos resolver esse problema de semanas", o presidente Barack Obama disse a repórteres, reiterando que não há tropas de combate dos EUA vai se juntar à luta. Ele falou fora da Casa Branca, antes de partir para um período de férias em Martha Massachusetts 'Vineyard.
Os comentários de Obama ocorre um dia depois de caças norte-americanos e drones começaram a bombardear o que autoridades descreveram como ISIS unidades de artilharia e comboios que avançam sobre a capital regional curda de Erbil.
Os ataques aéreos de ramp up envolvimento dos Estados Unidos no Iraque, onde ISIS, que se chama o Estado Islâmico, está tomando o controle das cidades e infra-estrutura de chave em um avanço que forçou centenas de milhares de pessoas a correr por suas vidas. O grupo celebrou o seu próprio abate ao longo do caminho.
O governador de Irbil disse que ISIS pode estar tão perto quanto 30 km (pouco mais de 18 milhas) da cidade de mais de um milhão de pessoas.
Aviões americanos também têm duas vezes caiu comida e outros suprimentos a milhares de Yazidis, membros de um grupo minoritário que fugiu para a montanha do norte do Iraque, depois que militantes ISIS invadiram sua cidade, Obama disse no sábado.
Aviões dos EUA estão prontos para atacar militantes ISIS que têm rodeado a montanha, Obama disse, acrescentando que tais greves apoiaria os esforços das forças curdas para libertar os Yazidis.
Obama tinha "ataques aéreos dirigidos", autorizados a dizer em um discurso transmitido pela televisão na quinta-feira que os Estados Unidos tinham a obrigação de proteger o seu pessoal no Iraque e impedir um genocídio em potencial dos grupos minoritários por ISIS.
"Onde e quando (EUA) pessoal são instalações estão ameaçadas, é minha obrigação ... para se certificar de que eles estão protegidos", disse ele no sábado.