Milhares de torcedores se concentraram nesta terça-feira nas proximidades do Portão de Brandemburgo, em Berlim, na Alemanha, para recepcionar a seleção campeã na Copa do Mundo de 2014.
O público presente na festa de boas vindas superou em quatro vezes as expectativas dos organizadores.O número de fãs nos arredores do Portão e numa avenida que leva a ele foi estimado em 400 mil, enquanto que os responsáveis pela festa previam que 100 mil pessoas comparecessem.
Os portões de acesso à comemoração tiveram de ser abertos às 6h30, para dar vazão à multidão.
'Obrigado'
Sob o sol forte, pais com crianças, jovens e idosos levantavam bandeiras e placas com a mensagem Danke, Junge (“Obrigado, garotos”, em tradução livre do alemão).
O casal Mohamed e Sameena El Katergi trouxe os filhos de 5 anos e 7 meses para celebrar, apesar da dificuldade de transportar o carrinho de bebê em meio a tantas pessoas.
"É importante que nossos filhos tenham orgulho do seu país”, diz Sameena.
"Tenho ascendência paquistanesa, e a família do meu marido veio do Líbano. Mas nós dois nascemos na Alemanha. Somos daqui.”
Sobrevoo
Antes de pousar no aeroporto de Tegel, o avião que levava a seleção alemã sobrevoou o público que se aglomerava em um dos pontos mais conhecidos da capital alemã, para euforia dos fãs.
O voo recebeu uma autorização especial para realizar a manobra nas proximidades do Parlamento e do prédio onde trabalha a chanceler Angela Merkel.
Cerca de uma hora depois, próximo do meio-dia, os jogadores chegaram ao Portão de Brandemburgo.
Em clima informal, os atletas autografaram camisas, tiraram fotos com torcedores e não abriram mão de tomar cerveja e comer salsichas, dois dos elementos mais conhecidos da culinária do país, antes de subir ao palco para saudar os torcedores.
Os jogadores foram apresentados à multidão em grupos de seis. Eles tomaram o microfone das mãos dos apresentadores, dançaram e cantaram junto com os torcedores.
'Imperdível'
"Não podia perder isso, é a primeira vez que vejo a Alemanha campeã do mundo", diz o adolescente Jan Hibsch, que foi dispensado do estágio e acordou às 5h para garantir um lugar na festa.
Muitos dos fãs vieram de longe para acompanhar o evento. A estudante Anna Schulz, de 16 anos, foi um deles.
Ela deixou a cidade onde mora, Goslar, a quase 300 quilômetros de Berlim, no início da manhã.
"Acompanhei todos os jogos. A Copa do Mundo estava linda. Pena que aqui só vimos os jogadores de longe", diz Anna.
Espera-se que, ao todo, 500 mil pessoas visitem a área de 1,2 quilômetro ao redor do Portão de Brandemburgo até o fim da tarde.