Site vai lançar plataforma para transmitir leilões ao vivo e usuários poderão dar lances em tempo real de qualquer lugar do mundo
A Sotheby's anunciou nesta segunda-feira uma parceria com o site de vendas eBay, que criará uma plataforma online para transmitir ao vivo alguns dos leilões realizados em Nova York. O novo sistema permitirá a qualquer pessoa dar lances em tempo real de qualquer lugar do mundo.Os leilões noturnos, habitualmente reservados aos lotes de arte mais valiosos, ficarão de fora do acordo e as duas empresas devem centrar a aposta digital em segmentos como joalheria e relojoaria, gravuras, fotografias, vinhos e designs do século XX. Mais adiante se estudará a possibilidade de acrescentar as vendas de outros escritórios da casa de leilões, como Paris, Londres e Hong Kong.
O acordo com o eBay, que possui 145 milhões de usuários, tem o intuito de melhorar a presença da Sotheby's na internet e atualizar seus processos, além de melhorar a imagem de antiquada da famosa casa de leilões, fundada em Londres, em 1744.
"O crescimento do mercado de arte e as tecnologias de nova geração Y fazem deste o momento adequado para uma oportunidade online", diz o chefe de operações da empresa, Bruno Vinciguerra. Para o eBay, o pacto oferece a possibilidade de expandir seu mercado de leilões ao vivo e de se aliar a um dos nomes "mais respeitados" do mundo das artes.
"Ao combinar seu acervo com a plataforma tecnológica e o alcance global do eBay, podemos dar acesso aos melhores e mais inspiradores objetos em qualquer momento, desde qualquer lugar e com qualquer dispositivo", destacou o presidente de marketplaces do eBay, Devin Wenig.
Segundo as empresas, o mercado mundial da arte movimenta anualmente 65 bilhões de dólares, mas as vendas na internet estão muito abaixo das de outros setores de luxo. O cálculo das duas empresas é que para 2020 o mercado da arte na internet possa alcançar os 13 bilhões de dólares.
A Sotheby's já havia realizado uma pequena parceria com o eBay em 2002. A peça mais cara vendida através da internet pela casa de leilões em Nova York alcançou os 3,5 milhões de dólares, mas a maioria dos lotes ficaram entre os 5.000 e os 100.000 dólares.