Os seis frascos contêm amostras do vírus congelado e estão selados com vidro derretido. Não houve nenhum tipo de contaminação. Testes serão necessários para determinar se a amostra ainda está ativa, capaz de causar a doença. De acordo com o CDC, as amostras serão destruídas após os exames.
Acredita-se que amostras do vírus tenham sido seladas na década de 1950. Não se sabe há quanto tempo estavam no prédio em Maryland, que só foi inaugurado na década seguinte.
A varíola foi erradicada na década de 1970, e as únicas amostras oficialmente conhecidas estão em laboratórios de alta segurança da Rússia e dos Estados Unidos. Uma das doenças mais letais da história, sem tratamento durante séculos, matava 30% dos infectados. Somente no século XX, foram 300 milhões de mortes. Trata-se do primeiro vírus erradicado na história, após uma massiva campanha de vacinação mundial.
Os vírus mais perigosos do mundo
Alguns são capazes de infectar milhões e provocar epidemias globais. Outros matam mais da metade dos infectados. Conheça alguns dos organismos mais terríveis do planeta:
Quando surgiu: Entre os humanos, provavelmente há 10.000 anos, com o advento da agricultura
Origem: Não se sabe se a doença nasceu na África ou na Ásia. Análises de DNA mostram que o vírus se assemelha à varíola do camelo. Foi o primeiro vírus erradicado na história, em 1977, após uma massiva campanha de vacinação mundial.
Vítimas: Durante séculos, sem tratamento, matava 30% dos infectados. Somente no século 20, foram 300 milhões de mortes.
Por que é perigoso: Erradicado desde a década de 70, ainda existem cópias de seu DNA em laboratórios na Rússia e nos Estados Unidos. A população mundial não possui mais imunização contra o vírus. Pode ser transformada em uma arma biológica caso caia nas mãos de terroristas.