Segundo a rede BBC, as canecas ganharam a internet depois que um britânico chamado Andy White, dono da Wholesale Clearance UK, uma empresa especializada na compra e venda de sobras encalhadas, adquiriu um lote de 2.000 itens da empresa que cometeu o erro. White tratou logo de anunciar os produtos em sites de leilões virtuais em vez de listá-los entre as tralhas à venda no site da sua empresa. Foi um sucesso. Em alguns casos os preços estão alcançando até 150 dólares (cerca de 330 reais). Quase 1.500 unidades já foram vendidas. White afirmou que cerca de 500 canecas foram enviadas para compradores americanos.
Ainda segundo a empresa, não se sabe exatamente como o erro ocorreu. A companhia que fabrica as canecas não teve o nome divulgado por White, que alegou existir um acordo de confidencialidade. O britânico afirmou que pretende vender quase todas as canecas – e deve guardar apenas uma para si, como recordação da sua ótima negociação.
Nesta quarta-feira, os jornais britânicos fizeram piadas com a gafe, perguntando se a escalação do homem mais poderoso do mundo poderia ter melhorado as chances da Inglaterra, que deixou a Copa ainda na primeira fase.