No novo projeto, o músico mantém as características que lhe renderam reconhecimento no final da década de 1990 e início de 2000 ao lado da baterista Meg White, como os riffs de guitarra criativos, acompanhados por batidas fortes e linhas de baixo sujas e distorcidas. Tais elementos são percebidos na faixa-título do álbum, que mostra traços do indie rock, estilo no qual o White Stripes pode ser considerado um dos pioneiros, mas com um ritmo um pouco mais agressivo, mesma linha seguida na instrumental High Ball Stepper.
O álbum também envereda entre diferentes estilos, como o blues e o rock dos anos 1960, nas faixas Three Women, Just One Drink, Alone In My Home e The Black Bat Licorice, e também no country em Temporary Ground, Entitlement e Want and Able. O divórcio com a modelo Karen Elson, anunciado em 2011, mas finalizado apenas em 2013, serviu de inspiração para a única música com tom mais depressivo do disco, Would You Fight for My Love?.
Destaque também para os instrumentos como piano e violino, que aparecem em momentos-chave das canções, proporcionando uma melodia ainda mais potente. Lazaretto foi disponibilizado para audição gratuita no site Deezer em 3 de junho e está previsto para chegar ao Brasil em formato físico em meados de julho deste ano.