Quantcast
Channel: Perez Hilton Brasil
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4988

Moebius 'The Apple Pie' Artista francês Jean Giraud, mais conhecido por seu nom de quadrinhos

$
0
0
Artista francês  Jean Giraud mais conhecido por seu nom de quadrinhos , Moebius, produziu algumas das histórias de arte seqüencial mais criativos e brilhantes dos últimos cinqüenta anos, especialmente na ficção científica, fantasia e gêneros ocidentais. Além de seus quadrinhos trabalhar, ele também criou storyboards e desenhos para vários sci-fi e fantasia filmes, incluindo estrangeiros , Tron , Willow , O Segredo do Abismo e O Quinto Elemento , ea influência de seu estilo um tanto surrealista é evidente em vários outros filmes, incluindo o segundo Star Wars trilogia. (Se você realmente quer que sua mente fundida, confira desenhos de personagens de Moebius para realizar Alejandro Jodorowsky adaptação cinematográfica de Frank Herbert Dune .)

No início de sua carreira Moebius criou uma série de histórias de quadrinhos curtas, um dos quais é o quarteto seguinte página: "A Apple Pie", feito em colaboração com Claude CONIN em 1976. Muitos anos atrás, quando eu estava comprando quadrinhos com bastante regularidade, eu peguei Pharagonesia , o sexto volume de uma excelente série coletando peças mais curtas de Moebius, que acabou por ser a minha história favorita na coleção. 

A história diz respeito a uma menina pré-adolescente chamada Lili no oeste americano moderno passando por seu despertar sexual. Embora o foco de sua atenção sexual está no seu irmão mais velho motociclista, não é tanto um desejo incestuoso, pois é um desejo canalizados para o seu irmão representa para ela. Na verdade, o rosto de seu irmão nunca é visto, escondido atrás de um elaborado capacete, quase alienígena com uma superfície brilhante que reflete Lili de volta para si mesma. O imaginário da história é carregada de simbolismo, fazendo referência não só sci-fi iconografia mas figuras literárias e mitológicas e Americana, criando um redemoinho inebriante de pontos de referência psicossexual.

No início da história, estamos cientes de que pouco Lili (um nome irônico, dada a sua associação com pureza, ou seja, "lírio-branco") leva passeios frequentes com seu irmão em sua motocicleta para o deserto. Sans capacete ou o equipamento de proteção seus dons irmão, e com um flash de calcinhas à mostra sob o vestido batido pelo vento, sua vulnerabilidade é perfeitamente evidente.
Moebius - A Apple Pie (Página 1, Quadro 1)
Fora longe do casulo abrigando de uma casa de estilo vitoriano que não só é descaradamente fálico, mas tem claramente viu melhores dias, talvez uma metáfora para uma ultrapassada mentalidade de que ela encontra um oásis de motoqueiros chamada Mink de, um lugar onde ela testemunha exibe abertas sexual comportamento. Essas experiências são posteriormente transformados em sonhos eróticos bizarros em que o irmão de Lili, em regalia motociclista completo, teares divino em seus olhos, com Lili-se pequeno, nua e vulnerável diante dele. 

E ainda há um aspecto secundário de sua sexualidade recém-nascido ariscos, pois vemos em sua reflexão sobre o rosto de seu irmão mascarar uma indicação de algo transcendente, um poder que equaliza-la com seu irmão, ou pelo menos tem o potencial para fazê-lo. Ela imita inconscientemente Vênus de Botticelli na famosa pintura, assim, sua consciência sexual natal é semelhante ao nascimento de Vênus. Aqui é uma declaração profunda sobre juventude, sexualidade e amor tudo em um único painel: a cada novo despertar sexual feminino, a deusa do amor renasce.
esquerda: Sandro Botticelli - O Nascimento de Vênus (detalhe); direita: Moebius - A Apple Pie (página 4, painel 3)
Enquanto na Europa a história foi elogiado por sua honestidade em negrito, na puritana Estados Unidos foi criticada, especialmente por feministas, para "sexualizar" uma criança. A cena de sonho, dizia-se, fetichizada a menina. Os sonhos de Lili são estranhas, sim, mas eles quase não são destinados a ser perversa. Eles são, ao invés, as explorações psicológicas da linguagem sensual da sexualidade (como filtrada através de observações a menina), semelhante ao explorações físicas de Lili de seu corpo.

Quem vê perversão nos sinais sexuais exageradas de sonhos de Lili está faltando o ponto de ambos os sonhos ea história em si. Estes são realmente os exageros de uma mente ingênua e desajeitada auto-consciente, compensando para as inseguranças associadas ao seu corpo subdesenvolvido, talvez tingida com a ansiedade de este novo reino mal explorado a garota agora encontra-se imerso dentro A desconexão aqui vem de um visão imperfeita da infância no Ocidente, particularmente os Estados Unidos, em que as crianças são pensados ​​para ser totalmente assexuada até a adolescência bem passado. 

Este é, naturalmente, um absurdo. Embora a sexualidade das crianças é, certamente, pouco desenvolvida, e talvez apenas vagamente ligada a essas unidades que motivam sexualidade adulta, as partes e seus produtos químicos correspondentes estão lá desde o primeiro dia. É que eles chutar em alta velocidade após a puberdade.

Em última análise, "The Apple Pie" é um reflexo de que a própria noção, particularmente no que se refere às meninas. Moebius e CONIN destina a história, em parte, como um comentário crítico da noção patriarcal (o que é, infelizmente, favorecido ainda por muitos dos chamados feministas estes dias) que as meninas são especialmente assexuada e inocente, e, portanto, de alguma forma, menos do que totalmente humano. Há também um poder inquestionável de sexo, eo conceito que as crianças podem possuí-la em qualquer grau assusta muitas pessoas, especialmente os homens patriarcais que acreditam crianças-deve crianças, especialmente femininas ser completamente protegidos e controlados.

Por fim, o mundo do sexo, especialmente para aqueles que ainda não totalmente aclimatados a ele, é um estranho que nem sempre obedece todas as regras lógicas. Lili, portanto, no final do painel da história, assume o aspecto de Alice recém-chegado a este novo país das maravilhas bizarras do erótico, a ironia final é que ela tradicionalista mãe de todos os americanos é completamente alheio a chegada de Lili na idade adulta, em vez vendo distanciamento da filha como pouco mais do que a atividade infância perene, sonhar acordado.
esquerda: John Tenniel - de "Alice no País das Maravilhas" (detalhe); direita: Moebius - A Apple Pie (página 4, painel 4)
"A Apple Pie" é uma das mais belas leva ao despertar sexual de sempre, conseguindo transmitir em apenas quatro páginas a mais do que muitos romances sobre o assunto disseram que com centenas de pessoas. Esta história deve ser copiado e colado em cima da porta de cada cabeça de alfinete que pensa censurar arte de alguma forma, protege as crianças de danos. 

Se você realmente quer para combater a exploração sexual de crianças, este é onde você começa: por ser honesto sobre o fato de que as crianças são seres sexuais, que a vida erótica dos seres humanos não começam aos 18 anos (ou 16 ou qualquer que seja a idade da maioria é no seu país), e que o conceito de que as crianças estão espiritualmente e sexualmente puro é uma invenção relativamente moderna, que tem muito pouco semelhança com a realidade.
Moebius - A Apple Pie (Página 1)
Moebius - A Apple Pie (página 2)
Moebius - A Apple Pie (página 3)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 4988

Trending Articles